.

.
Image Map

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Qual faculdade? - Publicidade e Propaganda



"O publicitário é um profissional especializado em campanhas e peças publicitárias. Ele trabalha para apresentar um produto ou serviço ao consumidor, promover sua venda ou garantir a boa imagem da marca. Pesquisa o perfil do público-alvo, levantando dados como idade, condição socioeconômica, escolaridade, costumes e hábitos de consumo. Faz a arte de embalagens e cria logotipos. Escolhe a abordagem e os meios de comunicação mais adequados à campanha: anúncios, comerciais de rádio e TV, ou banners e pop-ups em sites da internet. Cria os textos e as imagens e acompanha sua produção. Depois da campanha, avalia o impacto da propaganda sobre o consumidor. Parte das atribuições do publicitário é exercida por graduados em Marketing. E você pode ingressar na carreira tanto como bacharel quanto como tecnólogo."

O mercado de trabalho é amplo, mas também bastante concorrido, principalmente nas agência das cidades grandes. Mas não podemos deixar de sitar a ampla perspectiva de trabalho nas empresas menores, como produtora de eventos por exemplo.
Hoje em dia, as redes sociais são uma ferramenta bastante eficaz para a divulgação de produtos ou serviços, por isso a publicidade em mídia digital é outro bom caminho para o trabalho.

O profissional graduado no curso de Publicidade e Propaganda pode desenvolver suas atividades em:
Agências de Publicidadenas áreas de criação (arte e redação), planejamento, mídia, pesquisa e mídias sociais.
Empresas Prestadoras de Serviço: como produtoras de vídeo, áudio e internet, gráficas e estúdios de fotografia, entre outros.
Empresas Privadas: nos departamentos de vendas e marketing, definindo estratégias ou fazendo a ponte entre a empresa e as agências de publicidade.
Consultorias: prestando serviços como consultor para definir estratégia da marca.
Organizações Não Governamentaisatuando no desenvolvimento de campanhas de conscientização em prol de uma causa ou para levantamento de fundos, por exemplo.
Setor Público: definindo campanhas educativas ou promocionais para governos, estados e prefeituras. 
O curso é focado em propaganda, ambiente promocional, moda, esporte, cultura, varejo e internet. São estudadas disciplinas como fotografa, redação publicitária e computação gráfica. O aluno também é treinado na propaganda de áreas específicas, como a política, a comercial e a institucional. Matérias das áreas de administração e economia complementam o currículo. As faculdades costumam exigir um TCC.
E ahh gente, na maioria das faculdades, o curso de Publicidade é uma habilitação do bacharelado em Comunicação Social. 


Duração média: 4 anos.

- Atendimento

Servir de elo entre a agência de publicidade e o cliente para levantar os dados que orientarão a campanha de divulgação de um produto ou de uma empresa.

- Criação

Produzir campanhas publicitárias com base na análise de pesquisas sobre o mercado consumidor e o produto.

- Gerência de produto

Administrar as ações de publicidade e de promoção de vendas de um produto.

- Marketing

Planejar e desenvolver o produto ou serviço, estabelecendo estratégias de preço, distribuição e venda, desde a campanha até a aproximação com o consumidor.

- Mídia

Escolher os veículos de comunicação mais adequados para difundir uma campanha. Negociar a compra de espaço para anúncios em outdoors, TVs, revistas e internet.

- Pesquisa

Obter dados sobre as necessidades, o perfil e os hábitos dos consumidores. Avaliar o impacto das campanhas publicitárias sobre o público.

- Produção

Fazer jingles, comerciais e anúncios em rádios, TVs, jornais, revistas, outdoors e websites.

- Promoção de vendas

Elaborar estratégias de vendas. Desenvolver campanhas promocionais de produtos diversos em restaurantes, supermercados e outros pontos de venda.

O salário de um publicitário muda bastante dependendo da área em que o profissional for seguir, mas de acordo com o site de empregos Catho, as vagas para publicitário pagam entre R$1.000 e R$3.500, com média salarial nacional de R$1.846.
Exemplos de médias salariais nacionais para alguns cargos relacionados ao mercado de publicidade:
  • Estágio em Atendimento Publicitário: R$ 796
  • Estágio em Redes Sociais: R$ 833
  • Estágio em Publicidade: R$ 856
  • Assistente de Criação: R$ 1.462
  • Assistente de Atendimento Publicitário: R$ 1.332
  • Analista de Publicidade e Propaganda: R$ 2.166
  • Atendimento Publicitário: R$ 1.536
  • Redator Publicitário: R$ 2.435
  • Coordenador de Mídia: R$ 4.644
  • Coordenador de Mídias Sociais: R$ 1.888
  • Gerente de Marketing Digital: R$ 5.991
  • Gerente de Comunicação: R$ 6.181
  • Diretor de Criação: R$ 4.087



Bom gente, espero que vocês tenham gostado do post e tenha ajudado vocês a esclarecer algumas dúvidas!
 E lembrando que vocês podem deixar aqui nos comentários, qual faculdade vocês gostariam de saber um pouco mais, e com maior carinho eu monto o post pra vocês! 

Pra ver o post sobre Arquitetura e Urbanismo (clica aqui)!

Se cuidem e fiquem com Deus! 

(Informações: site1, site2




4 comentários:

  1. gente amei esse post to no segundo ano e olha quero muito fazer publicidade e propaganda acho uma área incrível e cada dia gosto mais <3 seu post me ajudou muito
    beijos



    http://www.loucaapaixonada.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É maravilhoso quando a gente ama o que faz né? Tudo se torna mais fácil e melhor! Fico muito feliz que tenha ajudado, muito mesmo! <3
      Seja bem vinda, e volte sempre Tainara! <3
      Beijos!

      Excluir
  2. Tenho amigos que passaram esse ano para PP e tenho pensado muito em cursar! Adorei o post, beeeijos http://7primaveras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O importante é fazer o que a gente gosta, depois desse primeiro passo, tudo se torna melhor!
      Obrigada flor! Beijos ♥

      Excluir