"O publicitário é um profissional especializado em campanhas e peças publicitárias. Ele trabalha para apresentar um produto ou serviço ao consumidor, promover sua venda ou garantir a boa imagem da marca. Pesquisa o perfil do público-alvo, levantando dados como idade, condição socioeconômica, escolaridade, costumes e hábitos de consumo. Faz a arte de embalagens e cria logotipos. Escolhe a abordagem e os meios de comunicação mais adequados à campanha: anúncios, comerciais de rádio e TV, ou banners e pop-ups em sites da internet. Cria os textos e as imagens e acompanha sua produção. Depois da campanha, avalia o impacto da propaganda sobre o consumidor. Parte das atribuições do publicitário é exercida por graduados em Marketing. E você pode ingressar na carreira tanto como bacharel quanto como tecnólogo."
O mercado de trabalho é amplo, mas também bastante concorrido, principalmente nas agência das cidades grandes. Mas não podemos deixar de sitar a ampla perspectiva de trabalho nas empresas menores, como produtora de eventos por exemplo.
Hoje em dia, as redes sociais são uma ferramenta bastante eficaz para a divulgação de produtos ou serviços, por isso a publicidade em mídia digital é outro bom caminho para o trabalho.
O profissional graduado no curso de Publicidade e Propaganda pode desenvolver suas atividades em:
Agências de Publicidade: nas áreas de criação (arte e redação), planejamento, mídia, pesquisa e mídias sociais.
Empresas Prestadoras de Serviço: como produtoras de vídeo, áudio e internet, gráficas e estúdios de fotografia, entre outros.
Empresas Privadas: nos departamentos de vendas e marketing, definindo estratégias ou fazendo a ponte entre a empresa e as agências de publicidade.
Consultorias: prestando serviços como consultor para definir estratégia da marca.
Organizações Não Governamentais: atuando no desenvolvimento de campanhas de conscientização em prol de uma causa ou para levantamento de fundos, por exemplo.
Setor Público: definindo campanhas educativas ou promocionais para governos, estados e prefeituras.
O curso é focado em propaganda, ambiente promocional, moda, esporte, cultura, varejo e internet. São estudadas disciplinas como fotografa, redação publicitária e computação gráfica. O aluno também é treinado na propaganda de áreas específicas, como a política, a comercial e a institucional. Matérias das áreas de administração e economia complementam o currículo. As faculdades costumam exigir um TCC.
E ahh gente, na maioria das faculdades, o curso de Publicidade é uma habilitação do bacharelado em Comunicação Social.
Duração média: 4 anos.
E ahh gente, na maioria das faculdades, o curso de Publicidade é uma habilitação do bacharelado em Comunicação Social.
Duração média: 4 anos.
- Atendimento
Servir de elo entre a agência de publicidade e o cliente para levantar os dados que orientarão a campanha de divulgação de um produto ou de uma empresa.
- Criação
Produzir campanhas publicitárias com base na análise de pesquisas sobre o mercado consumidor e o produto.
- Gerência de produto
Administrar as ações de publicidade e de promoção de vendas de um produto.
- Marketing
Planejar e desenvolver o produto ou serviço, estabelecendo estratégias de preço, distribuição e venda, desde a campanha até a aproximação com o consumidor.
- Mídia
Escolher os veículos de comunicação mais adequados para difundir uma campanha. Negociar a compra de espaço para anúncios em outdoors, TVs, revistas e internet.
- Pesquisa
Obter dados sobre as necessidades, o perfil e os hábitos dos consumidores. Avaliar o impacto das campanhas publicitárias sobre o público.
- Produção
Fazer jingles, comerciais e anúncios em rádios, TVs, jornais, revistas, outdoors e websites.
- Promoção de vendas
Elaborar estratégias de vendas. Desenvolver campanhas promocionais de produtos diversos em restaurantes, supermercados e outros pontos de venda.
O salário de um publicitário muda bastante dependendo da área em que o profissional for seguir, mas de acordo com o site de empregos Catho, as vagas para publicitário pagam entre R$1.000 e R$3.500, com média salarial nacional de R$1.846.
Exemplos de médias salariais nacionais para alguns cargos relacionados ao mercado de publicidade:
- Estágio em Atendimento Publicitário: R$ 796
- Estágio em Redes Sociais: R$ 833
- Estágio em Publicidade: R$ 856
- Assistente de Criação: R$ 1.462
- Assistente de Atendimento Publicitário: R$ 1.332
- Analista de Publicidade e Propaganda: R$ 2.166
- Atendimento Publicitário: R$ 1.536
- Redator Publicitário: R$ 2.435
- Coordenador de Mídia: R$ 4.644
- Coordenador de Mídias Sociais: R$ 1.888
- Gerente de Marketing Digital: R$ 5.991
- Gerente de Comunicação: R$ 6.181
- Diretor de Criação: R$ 4.087
Bom gente, espero que vocês tenham gostado do post e tenha ajudado vocês a esclarecer algumas dúvidas!
E lembrando que vocês podem deixar aqui nos comentários, qual faculdade vocês gostariam de saber um pouco mais, e com maior carinho eu monto o post pra vocês!
E lembrando que vocês podem deixar aqui nos comentários, qual faculdade vocês gostariam de saber um pouco mais, e com maior carinho eu monto o post pra vocês!
Pra ver o post sobre Arquitetura e Urbanismo (clica aqui)!
Se cuidem e fiquem com Deus!
gente amei esse post to no segundo ano e olha quero muito fazer publicidade e propaganda acho uma área incrível e cada dia gosto mais <3 seu post me ajudou muito
ResponderExcluirbeijos
http://www.loucaapaixonada.com/
É maravilhoso quando a gente ama o que faz né? Tudo se torna mais fácil e melhor! Fico muito feliz que tenha ajudado, muito mesmo! <3
ExcluirSeja bem vinda, e volte sempre Tainara! <3
Beijos!
Tenho amigos que passaram esse ano para PP e tenho pensado muito em cursar! Adorei o post, beeeijos http://7primaveras.blogspot.com.br/
ResponderExcluirO importante é fazer o que a gente gosta, depois desse primeiro passo, tudo se torna melhor!
ExcluirObrigada flor! Beijos ♥